Notícias

11 Abril, 2017
ANEBE junta-se ao Programa Portugal Sou Eu

Promover a produção na nacional de bebidas espirituosas é o objectivo de um acordo agora estabelecido entre a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas e o programa Portugal Sou Eu.

O acordo prevê a promoção do programa junto do sector, apoiando as empresas associadas no processo de adesão ao selo do programa, bem como a divulgação do valor que a actividade económica destas empresas representa a nível nacional.

“Este protocolo com o Portugal Sou Eu surge no âmbito da recente aposta da ANEBE de garantir a entrada de mais dez associados, compostos na sua totalidade por empresas nacionais, que irá permitir a união das empresas do sector e o apoio às bebidas espirituosas de produção regional, como a ginja, brandymel, medronho, bagaceira e os diversos tipos de gins”, justifica-se em nota de imprensa.

2 Março, 2017
ANEBE integra 10 Novos Membros

Nos últimos 16 anos alcançámos o respeito e a estima da sociedade portuguesa por tudo o que a ANEBE representa. Neste novo ciclo de trabalho, com a ajuda dos novos membros, consolidaremos a nossa missão e construiremos uma voz corporativa mais forte e coesa em Portugal.

BREVE APRESENTAÇÃO DOS NOVOS MEMBROS DA ANEBE

Gin Friends (Portuguese Distillery & Friends, Lda)

Dois amigos, 37 botânicas e passas de uva Touriga Nacional. Depois de 4 anos de testes à volta de alambiques artesanais, 438 botânicas experimentadas e mais de mil macerações e micro destilações o Gin Premium Friends chegou ao mercado. Habituados à cultura do vinho e da vinha, o produtor de vinhos Tiago Cabaço e o engenheiro agrónomo Luís Ferreira uniram-se para criar um gin artesanal que refletisse o carácter da viticultura portuguesa.

ADAMUS Gin & Aguardente Bagaceira (Destilaria Levira, Lda)

ADAMUS é uma marca premium de bebidas espirituosas que nasce do know-how de várias décadas de experiência da Destilaria Levira. Resultado da junção de adamas (palavra grega para diamante) e adamar (sinónimo de suavizar), ADAMUS é a palavra que se reinventa e que dá nome à marca que agora nasce. Uma vontade no sentido da democratização de bebidas tradicionais, encorpadas e com uma identidade forte e marcada e que, sob o lema “Espírito Sublime”, se pretende fazer presença assídua em restaurantes, bares ou, simplesmente, em sua casa. De identidade forte e, simultaneamente, atual, ADAMUS propõe uma diferente perspetiva sobre o universo das bebidas espirituosas. Com uma oferta que vai do Gin à Aguardente Bagaceira passando por licores de frutos, a marca introduz ideias para novas formas de consumo.

Sharish Gin (António Miguel Fialho Cuco)

É um novo gin português produzido no Alentejo que vai buscar o seu nome à vila de MONSARAZ. Utilizado durante a ocupação muçulmana, o termo árabe “sharish”, significa xara ou jara, a muito alentejana esteva (Cistus ladanifer). Assim Mont Sharish significaria Monteerguido num impenetrável brenha de estevas, originando posteriormente Monsaraz. Este gin parte de uma receita recheada de ingredientes portugueses, da MaçãBravo de Esmolfe DOP às laranjas e limões alentejanos, passando pela Lúcia-Lima fresca. Juntam-se ainda os tradicionais zimbro e semente de coentros, sendocompletada com a canela, o cravinho e um suave toque de baunilha. Todos estes ingredientes são destilados separadamente num alambique tradicional português, sendo depois submetidos a um blend final.

Limontejo (Francesco Catucci)

Limontejo é um licor de limão, produzido com a mais antiga e nobre receita do limoncello italiano. É o primeiro limoncello a ser produzido em Portugal: para torná-lo especial, foram utilizados os melhores limões naturais do Alentejo. É uma bebida doce com o sabor fresco e intenso do limão; bem gelado é um digestivo ideal mas é também delicioso para desfrutar qualquer momento em boa companhia.

Licor Dom Cristina (Gurus dos Licores, Lda)

Um dos licores de Mel mais famosos de Portugal que existe há 60 anos! Qualidade, tradição e sabor com inúmeros prémios e distinções, como a Medalha de ouro no San Francisco World Spirits Competition (2005 e 2008), a Medalha de ouro na World Spirits Award Competition na Áustria (2007), Medalha de ouro no London International Wine and Spirits Competition (2008 e 2015), ou a Medalha de ouro no The Spirits Business – Liqueurs Masters (2011).

Ginja Sem Rival & Licor Eduardino (João Manuel Lourenço Cima Herdeiros, Lda)

Fundada entre 1890-1892 pelo avô dos atuais proprietários, João Lourenço Cima, além da ginjinha, capilé, groselha e o mais famoso licor “eduardino” – em homenagem a um palhaço do Coliseu. Há cerca de dois séculos que a Ginja sem Rival adoça a boca dos lisboetas e de todos os que a visitam.

Aguardente de Medronho e Figo Sabor do Sul (Pecoliva, Lda)

A empresa possui como uma das suas atividades o fabrico das aguardentes regionais de medronho e de figo. Quanto aos frutos em si, primeiramente apresenta-se o medronho, proveniente do medronheiro (Arbutus unedo), que é uma árvore frutífera e ornamental, nativa da região Mediterrânica e Europa Ocidental, podendo ser encontradas tão a norte como no oeste da França e Irlanda. Em Portugal, pode ser encontrada por todo o país, no entanto, a maior concentração ocorre nas serras do Caldeirão e de Monchique, sendo os seus frutos normalmente usados no fabrico de compotas, licores e aguardentes.

Gin Gold Grail (Destilarias de Pinho, Lda)

A Arte Alquímica da destilação, uma forma de Química e Filosofia especulativa praticada na Idade Média, tinha como preocupação principal a descoberta de métodos para transmutar uma substância comum numa substância de grande valor, com o intuito de encontrar um solvente universal um elixir da vida. O Gold Grail Gin nasce da vontade de transformar elementos simples num conjunto de elementos de grande valor, tornando-o assim num “graal universal”. O nome perfaz assim a junção entre o material mais nobre e puro para os Alquimistas, o ouro, com aquilo que mais almejavam encontrar, um “graal”. Em inglês, Gold Grail.

Gin Tinto (Decanter Primeiras Marcas, Lda)

Fundada em 2005, a Decanter é uma empresa privada e independente, situada em Valença do Minho, focada e especializada na importação, exportação e comercialização de vinhos, bebidas espirituosas e acessórios. A área de comercialização abrange todo o território continental, Espanha e Angola. Contamos com um portfólio de marcas prestigiadas entre asno mercado e somos importadores exclusivos de algumas OUTRAS marcas.

G’ Vine (Maison Villevert/Renaissance Spirits)

Combinando o património da região de Charente, a atitude avant-garde de Paris e o chique sem esforço do sudoeste, GVine Gin de France encarna a criatividade e alegria de viver da França moderna. Uma celebração do não convencional, que inspira aqueles que vivem a vida de forma criativa e um resultado da paixão de um homem para olhar para o mundo de forma diferente.

17 Dezembro, 2016
É essencial promover exportação
 de bebidas espirituosas

Daniel Redondo, é o novo presidente da direção da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE). Daniel Redondo foi eleito para cumprir um mandato que durará até 2018. Entre as suas prioridades estão “unir o sector das bebidas espirituosas no país e promover a sua capacidade exportadora”.

Licenciou-se em Economia pela Universidade de Coimbra e especializou-se mais tarde em Gestão Internacional, mas foi na empresa da família que fez carreira. Na firma que produz o Licor Beirão fez de tudo um pouco até se tornar diretor-geral em 2011. “Comecei com tarefas pontuais a partir dos dez anos, nas férias escolares, mas ao longo do tempo fiz todo o tipo de tarefas na fábrica, desde a rotulagem manual à elaboração de materiais promocionais (réguas e cartazes) que eram produzidos internamente”, recorda.

Já adulto, entrou na empresa com funções de apoio à gestão, tornando-se posteriormente gestor da marca Licor Beirão. Em 2003 assume o primeiro cargo de direção da sua carreira, como diretor de Marketing e Vendas da empresa liderando o processo de renovação da marca Licor Beirão. Nove anos mais tarde chega a diretor-geral da empresa. No novo cargo, Daniel Redondo assume como prioridade “alertar para a rigidez verificada no crescimento de impostos especiais de consumo que tem levado a decréscimos sucessivos da receita por parte do Estado e com elevados danos para o sector em Portugal”.

Criada em setembro de 2000, a ANEBE congrega as principais empresas de bebidas espirituosas em Portugal. O combate aos problemas de carácter social relacionados com o consumo excessivo ou inadequado de bebidas alcoólicas, a assessoria à criação de leis e regulamentos aplicáveis ao sector e o apoio às autoridades competentes no sentido de travar a ilegalidade, a fraude e evasão fiscais e a concorrência desleal são os principais objetivos da ANEBE e o principal foco de Daniel Redondo nos próximos dois anos.

O novo presidente confirma que foi “a necessidade de unir e fortalecer o sector das bebidas espirituosas em Portugal e fomentar a capacidade exportadora da indústria aproveitando o facto de ser o produto alimentar mais exportado da Europa” a ditar a sua decisão de avançar para a presidência da ANEBE.

16 Dezembro, 2016
Anebe e turismo de Portugal celebram Protocolo

A ANEBE e o Turismo de Portugal renovaram a parceria-programa “Servir bem, beber melhor”, que assinala a colaboração entre as duas entidades para a formação de profissionais de hotelaria e restauração no serviço responsável de álcool.

O projecto “Servir bem, beber melhor” conta já um ano de existência e marca um salto qualitativo na forma como os profissionais da hotelaria e restauração servem bebidas álcool, aliando o saber profissional ao dever pedagógico.

Para atingir este objectivo, as duas entidades participaram na criação de um Guia de Formador e um Guia do Formando. Esta documentação serviu de base para a formação de formadores, estudantes e profissionais do sector. Os três cursos especializados abrangeram 705 alunos ao longo do último ano lectivo.

27 Outubro, 2016
Servir Bem , Beber Melhor

No âmbito do parceria educativa “Servir Bem, Beber Melhor”, entre a ANEBE E TURISMO DE PORTUGAL, decorreu no passado dia 26 a formação de alunos e formadores das Escolas de Hotelaria com vista à construção e consolidação do Serviço Responsável de Álcool em Portugal.

10 Outubro, 2016
Um Mês, Um Concelho, Uma operação Stop

No âmbito da Campanha ” Um mês , um Concelho, uma Operação Stop” foram realizadas algumas Acções de Sensibilização. No âmbito da Campanha “Um mês , um Concelho, uma Operação Stop” foram realizadas algumas Acções de sensibilização.

Assim : São Vicente nos dias 25 e 27 de Agosto
Santana nos dias 03 e 04 de Setembro
Porto Santo nos dias 10 e 11 de Setembro

É com muita honra que o 100 % se associa a esta iniciativa!

2 Junho, 2016
Licor Beirão reúne receitas em livro

Mais de 30 receitas em que Licor Beirão é o denominador comum é o que se encontra nas páginas do livro “Cocktails de assinatura Licor Beirão”.

Lançado na terceira edição do Lisbon Bar Show, o novo projecto do licor português conta com a participação de barmen nacionais e internacionais que receberam a tarefa de criar receitas inéditas.

“O objectivo destas criações é manter o espírito jovem e fresco do Licor Beirão e mostrar a versatilidade deste digestivo em uniões inéditas a novos ingredientes”, explica a marca em comunicado. O livro está disponível apenas para compra online, na loja do Licor Beirão, e também inclui cocktails que já são conhecidos do público como o Morangão e o Caipirão.

1 Junho, 2016
100 % Cool e a Campanha

O Comando Regional da PSP da Madeira realizou uma Acção de Sensibilização e Prevenção juntos dos principais espaços recreativos. E o 100 % Cool associou-se a esta iniciativa!

19 Maio, 2016
E hoje o dia é…. do Cocktail

A comemoração deste dia temático será feita no Lisbon Bar Show, na Tapada da Ajuda, – um evento já considerado o maior evento nacional de mixologia e que começou ontem.

O Dia Nacional do Cocktail é promovido pela ANEBE – Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas – , pelo Lisbon Bar Show e pela Associação Barmen de Portugal.

Mas a festa estende-se durante uma semana. Entre os dias 18 e 25 de maio, uma rede de 100 espaços, desde bares, garrafeiras ou hotéis, por todo o país aderem a esta celebração do mundo das bebidas, apresentando a todos os fãs cocktails descontos e ofertas especiais. Como a organização informa em comunicado, cada espaço contará com um cocktail inédito, com uma marca parceira, à disposição do consumidor. Os preços variam entre os 4 os 7 euros.

Fonte : Notícias ao Minuto

2 Março, 2016
Campanha Condutor Designado 100%Cool – RAM: concelho da Calheta

No passado fim de semana estivemos com a Campanha “Um Mês, Um Concelho, Uma Operação Stop” e “Condutor designado 100% Cool” no concelho da Calheta, entre as 22h00 do dia 27 de fevereiro e as 03h00 do dia 28 de fevereiro.

Foram abrangidas 150 pessoas na sensibilização junto dos principais espaços recreativos do concelho, com a distribuição de brindes do projeto #Vibes4u NoDrugs, no qual se insere esta campanha, de acordo com o plano de atividades da Unidade de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD).

Na ação de fiscalização rodoviária, coordenada pela Polícia de Segurança Pública, que decorreu entre as 00h30 e as 03h00, foi avaliado a taxa de alcoolémia a 15 condutores, entre os quais 10 apresentaram uma TAS de 0.00 g/l, tendo sido premiados com um voucher da campanha.

1 2 3 7