Desfrute de um consumo inteligente

Projetos ANEBE

A ANEBE, como organização fundadora e membro atual da comissão executiva do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), partilha objetivos de missão com a comunidade da saúde.
Os projetos da ANEBE, comprometidos com as metas nacionais do PNRCAD2020 para a redução do consumo nocivo, contribuem ativamente para o reforço da prevenção e educação para o consumo responsável, moderado e inteligente.

100% cool

Campanha de prevenção e segurança rodoviária

Impacto direto (condutores) 2017-...
1 775
Condutores Designados (dum total de 17 710)
Impacto Indireto (Facebook)
81 587
Alcance
139 720
Interações
Impacto Indireto (Instagram)
1 212
Alcance
162
Seguidores (2-2018)

O 100% Cool é um programa de sensibilização rodoviária pela positiva, especificamente desenhado para os jovens da geração millennials. Os códigos de mensagem e comunicação em torno do próprio sublinham o mérito pessoal e social do condutor, que a cada noite é responsável pela segurança do grupo, e, portanto, destacam o valor social deste comportamento. Ser responsável é Cool.

O 100% Cool é referenciado como o projeto mais relevante no capítulo das boas práticas e responsabilidade social. O projeto iniciado em outubro de 2002 tem vindo a conquistar grande impacto na sociedade portuguesa tendo marcado pelo exemplo inúmeras gerações.

Os seus resultados sucessivos transformaram-no numa prática de exemplo internacional de abordagem ao binómio álcool-condução. É particularmente meritória a sólida cooperação com as autoridades de segurança, a colaboração com parceiros privados e sobretudo o modelo de comunicação que valoriza sempre pela positiva os jovens que designam, de entre os seus grupos de amigos, o condutor 100% Cool – 0% de álcool.

O seu 15º Aniversário no ano de 2017 é o contexto indicado para revalidar um novo ciclo de pedagogia ativa junto da sociedade portuguesa, de pedagogia preventiva juntos dos jovens portugueses e juntamente com as instituições parceiras, contribuir para a consolidação de um padrão de consumo mais inteligente, moderado e responsável.

Beba com cabeça

Website de informação ao consumidor

Impacto Direto (website) 2017
9 833
Sessões
86,8
%
Novas Sessões
29 247
Visitantes

Este renovado portal de informação sobre o consumo de bebidas alcoólicas, lançado em 2008 pela ANEBE, é uma aposta na sensibilização dos consumidores para uma atitude inteligente de consumo moderado e responsável.

O grande objectivo do site bebacomcabeca.pt é providenciar informação credível e consistente de forma a dissipar as falsas verdades e preconceitos em torno do álcool, promovendo ao mesmo tempo o conceito de unidade de bebida padrão (UBP).

A funcionalidade prática de relevo deste site é a possibilidade de o consumidor ter sempre disponível um alcooladora que lhe providencia a taxa de alcoolémia estimada, o nº de calorias ingeridas e a quantidade de álcool puro em cada bebida.

Em simultâneo representa um interface de aconselhamento geral que permitirá aos consumidores fazer opções mais claras e conscientes em favor de um padrão de consumo moderado, inteligente e responsável de bebidas alcoólicas.

Servir bem, Beber melhor

Serviço responsável de álcool

Impacto Indireto 2017
Cursos de Nível IV e V
90,9
%
Estudantes
2 404
Downloads

Este programa consiste numa parceria de educação para o serviço responsável de bebidas alcoólicas e treino formativo dos futuros operadores de hotelaria e restauração.

Desenvolvido pela ANEBE em parceira com o Turismo de Portugal, este projeto é um espaço de formação dirigido à qualificação profissional do canal HORECA.

Tem como público-alvo os profissionais que servem e vendem bebidas alcoólicas, as escolas de formação para os setores da hotelaria e turismo, bem como as associações representativas do sector.

Numa iniciativa de modernização do programa, a ANEBE desenvolveu, com base nos conteúdos pedagógicos disponibilizadas em manuais, uma plataforma de e-training que permite uma maior participação e envolvimento dos atuais e futuros profissionais do canal HORECA.

AUTO REGULAÇÃO PUBLICITÁRIA

Auto regulação publicitária

Código de auto-regulação da comunicação comercial em matéria de bebidas alcoólicas

Total de anúncios submetidos a monitorização em 2017: 63 anúncios de membros
100
%
Licitude do Conteúdo da Comunicação Comercial e da Ética do Conteúdo
100
%
Conformidade Ética da Frase Educacional "SEJA RESPONSÁVEL. BEBA COM MODERAÇÃO"

"Conformidade do Conteúdo da Comunicação Comercial, bem como da Conformidade da Ética da Frase Educacional, tendo em consideração o universo total de anúncios monitorizados e considerando a sua re-análise, quando necessário, a Monitorização durante o ano de 2016 teve 100% de Conformidade Ética e Legal."

#MENORESNEMUMAGOTA

Projeto que visa a redução do consumo de bebidas alcoólicas por menores

Aumentar em 2 anos até 2020 a idade média do início de consumos para os 18 anos
17 ANOS
BEBIDAS ALCOÓLICAS
RETARDAR A IDADE DE INÍCIO DE CONSUMO, DIMINUINDO O MESMO AOS 13 ANOS, EM 30% ATÉ 2020
41%
BEBIDAS ALCOÓLICAS
RETARDAR A IDADE DE INÍCIO DEPADRÕES DE CONSUMO NOCIVO AOS 13 ANOS (OU MENOS) EM 50% ATÉ 2020
5%
EMBRIAGUEZ
REDUZIR EM 30% ATÉ AO ANO 2020, A FACILIDADE PERCEBIDA DE ACESSO A BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA OS MENORES DE 18 ANOS
28%
13 A 15 ANOS
BEBIDAS ESPIRITUOSAS
59%
16 A 17 ANOS
BEBIDAS ESPIRITUOSAS

O movimento #menoresnemumagota tem a missão de mobilizar a sociedade portuguesa em torno das metas e objetivos nacionais inscritos no pnrcad2020 (plano nacional para a redução de comportamentos aditivos) que visam a redução do consumo de bebidas alcoólicas por menores, cumprindo assim o normativo legal previsto no decreto-lei nº 106/2015 que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e em locais abertos ao público a menores de 18 anos de idade. Entre as prioridades do iii ciclo de ação do fórum nacional álcool e saúde (2017-2020), a redução do consumo entre as jovens gerações assume especial relevância.

Parcerias

O quadro de multi-parcerias, públicas e privadas, em que a ANEBE desenvolve os seus programas de responsabilidade social é demonstrativo da amplitude estratégica da sua ação e potenciador de resultados e impactos positivos na sociedade portuguesa.